sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A GENTE NÃO PRECISA SER FIEL AO MUNDO PARA SE MOSTRAR AO MUNDO

Compreendendo o primeiro princípio do Teatro na Igreja


“Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.” (Joa 9:5)

Tenho observado em alguns ministérios de Teatro que eles se preocupam muito com o realismo de suas encenações. Assim, quando uma jovem interpreta uma prostituta, por exemplo, ela se veste de forma sensual, caprichando nos detalhes. Para o Teatro secular quanto mais singularidade melhor. E, se a interpretação é fiel, se a personagem se desvela, maravilha. Entretanto, na igreja, a proposta é outra. Não há necessidade de fidelidade às vestimentas de uma prostituta. Não há necessidade de estimular a sexualidade, nem tampouco demonstrar carícias ou provocações. Temos que ser o mais metafórico possível, de maneira a despertar na plateia o que está escondido por trás da prostituição. Lembre-se: “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.” (Joa 9:5)


O foco é a Palavra de Deus e o que ela é capaz de fazer em situações como esta. De nada adiante focar no figurino, na maquiagem ou no gesto costumeiro. O que, além do óbvio, pode representar uma prostituta? É neste questionamento que vocês devem se basear. A partir daí, a interpretação faz o resto. A voz e suas variações de tom e impostação irão ajudar bastante na composição da personagem. Basta estar concentrado e ciente de que o simbolismo desperta o interesse na plateia e estimula os membros a pensar. Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele (1Jo 2:15). Portanto, cuide para que o foco maior seja sempre a Palavra de Deus.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

VISTA ESTA CAMISA!

Camisa na cor vermelha, tamanhos P,M,G,GG, R$ 30,00 + frete

Você pode ajudar o Projeto Teatro da Paz avançar em sua missão. Adquira uma das camisas abaixo. Enviaremos para qualquer lugar do Brasil. Os pedidos devem ser feitos à comunidadetiamarita@hotmail.com e o pagamento é feito através de depósito bancário. Após o depósito, envie o comprovante via e-mail. Ou podem ser adquiridas diretamente pelos telefones: 73.9998.2555 / 8845.5569 / 9154.7919 / 8117.4854.
Não cobramos frete para a cidade de Ilhéus.

Conta para depósito: 

Banco Itaú
Agência 0291
Conta Corrente: 05151-4
Associação Comunidade Tia Marita

Camisa na cor branca, tamanhos P,M,G,GG, R$ 20,00 + frete

O Senhor continuará te abençoando grandemente.


domingo, 18 de agosto de 2013

DEZ PRINCÍPIOS QUE VOCÊ PRECISA SEGUIR PARA USAR O TEATRO COMO EVANGELIZAÇÃO

Grupo Jocum, "ceifeiros de Deus"

Ao meditar num trabalho de evangelização que possa trazer bons resultados, pensei no Teatro como uma estratégia eficaz. Acontece que alguns princípios precisam ser levados em consideração. Assim, enumerei, pelo menos, dez princípios que não se esgotam em si. Eles podem sofrer alterações e/ou contribuições dos irmãos. Vamos lá:

PRIMEIRO PRINCÍPIO
A gente não precisa ser fiel ao mundo para mostrar ao mundo.

SEGUNDO PRINCÍPIO
Você precisa primeiro acreditar para que os outros acreditem em você.

TERCEIRO PRINCÍPIO
Quando assumir um compromisso, vá até o fim. (Daniel 12:13).

QUARTO PRINCÍPIO
O princípio do sucesso é a humildade, não a arrogância.

QUINTO PRINCÍPIO
O corpo é proteção do Espírito Santo use-o para informar não para alimentar ou despertar outros focos.

SEXTO PRINCÍPIO
Consagração é regra, não obrigação. Você não pode fugir dela ou seu trabalho estará fadado ao fracasso.

SÉTIMO PRINCÍPIO
Faça do improviso uma carta na manga, nunca uma manga na carta.

OITAVO PRINCÍPIO
Quem tem que aparecer é a personagem, não você. Porque se a personagem aparece, o Espírito Santo faz o resto.

NONO PRINCÍPIO
Você precisa ser verdadeiro. E por fim:

DÉCIMO PRINCÍPIO
O Teatro só é alimentado com pesquisa, estudo, dedicação e, acima de tudo, compromisso.

Podemos abrir uma discussão e analisar um a um na sua igreja. 

CURSO DE TEATRO



segunda-feira, 5 de agosto de 2013

PALESTRA EXPLICA COMO DEVEM SE COMPORTAR OS MINISTÉRIOS DE TEATRO NA IGREJA


"A Arte Como Ferramente Espiritual - Dez Passos para Trabalhar o Teatro na Igreja", ministrada pelo irmão Pawlo Cidade é tema da palestra que aponta os caminhos e os cuidados que devem ter grupos e líderes quando estão usando o Teatro como meio para apresentar a Palavra de Deus.

Consagração, amor, dedicação e meditação são alguns dos passos a serem dados para que o grupo tenha longevidade e segurança durante as apresentações. "Nós não precisamos ser fiel ao mundo para mostrar ao mundo," alerta o irmão e diretor de Teatro Pawlo Cidade, com larga experiência no Teatro Secular, vencedor de vários prêmios e indicações. "Às vezes nos vestimos iguais a um indivíduo da vida real para que a encenação seja a mais real possível. É aí que mora o perigo. De repente, o foco pode não ser mais a Palavra e sim o figurino do ator ou da atriz," concluiu.

"A Arte Como Ferramente Espiritual - Dez Passos para Trabalhar o Teatro na Igreja" nos conduz a descoberta de que o corpo é proteção do Espírito Santo. Portanto, use o corpo para informar não para alimentar ou despertar outros focos. O Teatro na Igreja parte do princípio de que quem precisa aparecer é a personagem, não o indivíduo. "Se a personagem aparece, o Espírito Santo faz o resto."