sábado, 11 de janeiro de 2014

QUANDO ASSUMIR UM COMPROMISSO, VÁ ATÉ O FIM

Compromisso é aliança com Deus

Pela Wikipédia, a palavra compromisso é a forma, pública ou não, de se vincular ou assumir uma obrigação com alguém, com algum objetivo. Há diversos tipos de compromissos, como por exemplo: compromisso religiosocompromisso amorosocompromisso de negócios. Compromisso é, portanto, uma responsabilidade adquirida em virtude de uma afirmação verbal ou escrita, feita por nós mesmos. A expressão "ter um compromisso" significa estar ocupado em uma data, ou ter um vínculo ou acordo com alguém.

A palavra deriva de "promessa", ou seja, "com promessa". Quer dizer que quando há um compromisso há uma promessa. Em inglês o termo commitment — o termo compromise é um falso cognato, cuja tradução mais próxima seria "meio-termo", como em "nenhum dos dois conseguiu exatamente o queria, e negociamos um meio-termo".

Fiquemos com o exemplo do compromisso religioso. Sobretudo, quando resolvemos montar um trabalho para apresentação. Durante os ensaios, você chega atraso ou falta de vez em quando. Na hora da apresentação, você é o último a chegar. Ou ainda, no dia da apresentação você diz que não quer apresentar, que não era isso que você queria, etc, etc, etc.

Compromisso é uma coisa séria, uma promessa como bem esclarece o termo. Compromisso é algo que você deve levar até o fim (Daniel 12:13). NÃO SE BRINCA COM COMPROMISSO. É UM GRANDE DESRESPEITO COM O OUTRO QUANDO VOCÊ NÃO HONRA SEU COMPROMISSO. Em tempos como o que nós vivemos a palavra já não vale mais quanto valia no tempo de nossas bisavós. Mas se você é capaz de honrar aquilo que prometeu, você é um varão de valor. Um homem ou uma mulher de palavra.

Compromisso é o terceiro princípio que você precisa seguir para usar o Teatro na sua igreja como evangelização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário